domingo, 19 de setembro de 2010

A química e o meu veneno em doses homeopáticas

Meu veneno atacando a indefesa química:

• A química é a matéria que melhor representa o sistema capitalista: Quanto mais elétrons você tem na última camada, mais você pega dos outros para ficar com o máximo possível. Os que tem menos elétrons, perdem os poucos que têm, ou são obrigados a empresta-los aos mais fortes. Já o pobre hidrogênio, que só tem um elétron, não tem nem mesmo uma família para protege-lo. Welcome to the jungle.
• Os químicos, quando vão dar nome aos compostos, gostam de brincar de duplo-sentido, criando nomes do tipo “metanal”. Porém, o nome que eles mais usam como exemplo de pornoquímica é o 1-meteno-2- benzeno, o que é um composto IMPOSSÍVEL. Por favor, tentem citar um exemplo real da próxima vez... caso contrário, troquem uma idéia com nosso amigo Gauss, que inventou a raiz quadrada de menos um.
• Os químicos acham que todos nós vivemos num deserto, em busca de um gole d’água. Em todas as reações que eles criam, a primeira coisa que nos dizem é: “tentem formar água”... POR QUE ÁGUA? Eu quero formar algo melhor, tipo... sonho de valsa. (foi péssima, eu sei)
• Químicos gostam de coisas que remetem aos órgãos exclusivamente masculinos... por exemplo, sempre que vão representar um elétron, fazem uma bola. Quando vão representar dois elétrons unidos (duas bolas juntas) fazem um pau entre os átomos. O que seria isso? Freud explica de uma maneira que talvez não agrade a muitos...
• Geometria Molecular: a ligação de dois átomos pode formar uma linha ou ainda um ângulo que seja diferente de 180º, já que sempre forma um tetraedro... What the Porra é essa?
• Cantiga fantasmagórica da química: “Um s 2, dois s 2, dois p 6, três s 2 ...” para poder decorar o diagrama de Linnus Paulling (acho que escrevi errado) que diz onde o átomo está na tabela periódica. Todo aluno decora isso, mas não para pra pensar numa coisa: por que s, p, d,f ? Qual foi a brilhante dedução de Paulling pra escrever isso?
• A Química tem uma lei fundamental: REGRA DO STAPARA: Isso sta para isso assim como aquilo stapara aquilo. Também chamamos de regra de três. Basta aprender isso, e você pode tornar-se um excelente químico.
• Me esqueci de outra regra importante na química: Tantufaz – “Professor, começo pelos reagentes ou pelos produtos?” Tantufaz.
• As duas piadinhas que coloquei aí foram do Rogério... ele conta isso nas aulas com tristeza.
• Os químicos são matemáticos frustrados. Para negar isso, o que fazem? Ao invés de utilizarem o sinal de igual, colocam uma setinha em algo que eles chamam de... equação. Não seria mais fácil chamar de outro nome?

Nenhum comentário:

Postar um comentário