quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Biologia e eu

Biologia é uma matéria simpática. É raro alguém odiar essa ciência, embora seja raro também alguém que não seguirá carreira de biológicas amá-la. Sou uma exceção, pois farei Letras, mas adoro estudar Biologia.
O Meu histórico com a Biologia começa cedo, com aquilo que seria o protótipo da Biologia: Ciências e Saúde. No Ensino Fundamental, a professora Fátima (minha professora da primeira, segunda e quarta séries) sempre nos ensinava algo de ciências. Essa matéria nunca foi levada muito a sério, já que os alunos se preocupavam mesmo com Português e Matemática. Porém, foi no Ensino Fundamental I que aprendi como estava organizado o sistema solar, como era a Terra, a importância do Sol... enfim, era a ponta do iceberg.
Depois, no Ensino Fundamental II, na outra escola, o ensino foi um pouco conturbado. Quem me ensinava Ciências na quinta série era o Professor Nelson (formado em Letras). Embora não tivesse formação, foi meu melhor professor de Ciências até a oitava série. Me ensinou muitas coisas mesmo... eu adorava suas aulas. Depois, na sexta série, ele saiu da escola, e a Melissa entrou em seu lugar. O interessante é que ela dava aulas de História e Ciências (era formada em Pedagogia). Sinceramente, não gostava de suas aulas... não passavam de leituras do livro. Mas, não posso negar que aprendi algumas coisas básicas, como as divisões dos animais em filos. Na Sétima série, ela saiu (acho que saiu sim... de qualquer maneira, não me dava mais aulas) e a Ariana entrou. Essa era estagiária de Biologia, e era quase boa na sua parte. O Problema é que, com o passar do tempo, ela começou a dar aulas de Matemática também, e aí tudo se misturou e não aprendi mais nada. Tinha ainda o professor Victor (acho que era Victor... só me lembro mesmo do seu apelido “frango”), que dava aulas de matemática no começo do ano, mas conhecia muito de Biologia. Com ele, tive o primeiro contato com a Genética. Na oitava série, ciências foi dividida em Química e Física... não me lembro se também tínhamos aulas de Biologia... de qualquer maneira, se tive não aprendi nada.
No Primeiro ano, no outro colégio, tive aulas com o professor Austher, que era muito bom em boiologia. Na época, ele conseguiu me converter... eu queria fazer história e ele me fez ver como Biologia era legal. Logo, mudei-me para a área de biológicas até conhecer bem a Literatura. Ele me ensinou boa parte das coisas que sei até hoje de Biologia. Tudo que ele ensinava eu aprendia sem problemas. Havia apenas duas exceções: Bioenergética e transcrição/tradução do DNA. Fora isso, consegui aprender tudo o que ele me ensinou. Ele se fingia de gay, e dizia que tinha um caso com o professor de química, o Jajah (que confirmava a história). O mais engraçado é que essas brincadeiras eram subversivas, já que estávamos em um colégio católico. Todas eram feitas fora dos olhos da coordenação.
Me lembro de uma aula do Austher em que ele fez alguns arredondamentos nas notas (o que era comum no colégio). Esses arredondamentos eram engraçados... quem tinha 2 ia pra 5; quem tinha 4 e não se comportava ficava com 4,5 pra fazer a recuperação... enfim, era bem justo. Me lembro que a Pitty, minha amiga, estava precisando de nota e ele deu. Uma outra menina, a Gabriela B. não entendeu o porquê dela não ganhar a nota que precisava pra não ficar para recuperação. Então, começou uma briga na sala, e o Austher se irritou, tirando todos os pontos que ele tinha dado. Quando a Gabriela se sentou, todos pegaram as suas carteiras e levaram para o outro lado da sala, isolando-a completamente. Foi muito engraçado, embora desnecessário.
No começo do terceiro ano, tinha aulas com a Paula nos três setores. Ela era um barato... falava muuuuito rápido sem tomar fôlego. Não sei como aguentava. Ela manjava muito de biologia... era absurda a quantidade de informações que ela conseguia guardar. Além de ter feito Biologia, ela cursou três anos de Medicina (acho que foram três), então conhecia mais que o normal pra um professor de Biologia. Me lembro de um dia que ela levou um barbeiro e um marca-passo em uma placa para nós vermos. As suas aulas eram bem legais. Em maio, fui para a outra sala, onde ela só dava as frentes 1 (citologia e genética) e 3 (ecologia e botânica). O Levi ensinava a frente 2. ele era legal, mas seguia um outro estilo de aula... as aulas dele não eram voltadas para o conhecimento biológico em suas últimas proporções (que eu adoro), mas sim para tirarmos uma boa nota no vestibular. No começo, eu não gostava de suas aulas. Depois, me adaptei e comecei a gostar. Certa vez alguém disse que ele se parecia com um gnomo, só faltava por um gorro e uma roupa verde... ri muito, pois é a mais pura verdade. Enfim, esse foi o meu histórico nem tão breve assim com a Biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário