segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Física e o meu veneno

Meu veneno aplicado à física:

• Eletromagnetismo: Não entendo a tal regra da mão esquerda, na qual você faz uma arma com seus dedos indicador e polegar, e faz o dedo médio formar um ângulo de noventa graus em relação ao indicador. A Força Magnética é simbolizada pelo polegar, e é a resultante do campo magnético (indicador) pela velocidade (dedo médio). O que não compreendo é: como a resultante de dois vetores contidos em um plano pode pertencer a um outro plano? Isso não faz sentido... é tão absurdo quanto dizer que 2+c= bee gees.
• Quantidade de movimento é o conceito físico que foi batizado da maneira mais ignorante possível. O correto seria chamar de quantidade de inércia, ou seja, o quão difícil é mover um corpo quando esse está parado, ou pará-lo quando ele está se movendo. Não entendo a dificuldade dos físicos em dar nome às leis.
• O emprego de físico é o que todos os brasileiros sonham: fiscal da natureza. Ele observa o movimento dos planetas, as trajetórias das formigas, a resistência do ar num pára-quedista. Porém, ele nunca vai a outro planeta, nunca segue uma trajetória, nem tem coragem de pular de pára-quedas. (Foi mal, acho q peguei pesado).
• Problema típico de dilatação volumétrica: “Uma dona de casa colocou um líquido (eles nunca escrevem leite) para ferver. Após iniciar a ebulição, a panela dilatou 300 ml. Levando em consideração os dados abaixo ( vários coeficientes e afins), e sabendo que um litro de leite custa 2 reais, dê o prejuízo que a dona de casa teve.” Convenhamos que era mais fácil desligar o fogo na hora certa, né? Afinal, não adianta calcular o leite derramado (entenderam o trocadilho?).
• Essa eu vi num Stand-Up do Leandro Hassum, e achei muito boa: “um corpo de massa 70kg é atirado da janela de um prédio, há 60 metros de altura do solo. Qual o trabalho realizado pelo corpo? Gritar??? Isso é um homicídio, chamem a polícia!” Se o corpo fosse mais leve, até me atreveria a dar nome e sobrenome ao corpo, e dizer que era uma menina bem nova.
• Problema clássico de termometria: Uma família foi viajar para os EUA, onde se usa a escala Farenheint. A mãe, super-protetora, achou que seu filho estava com febre, e mediu sua temperatura com um termômetro comprado às pressas numa farmácia. Nele, marcou-se XºF. Isso equivale a quantos graus celsius?” Convenhamos que, se a mãe é super-protetora, ela teria levado o termômetro no qual ela confiava, não?
• Ondas: Cantiga fantasmagórica de ondas: “ondas não transportam matéria”. Se isso é verdade, porque várias pessoas já foram derrubadas por ondas nas praias. Os físicos respondem: “Mas aí não são ondas, e sim correntezas. As ondas das quais falamos são as marolas”. Se vocês falam das marolas, por que não chamam de marolas, e não ondas?!
• Peso: Os físicos dizem que o que medimos em kg é nossa massa. Nosso peso é a força que nos prende à Terra. A unidade de medida é o Newton. Sempre que alguém diz “eu peso X newtons” é inevitável que eu imagine essa pessoa num prato de balança e X Isaacs Newtons no outro prato. Ou, então, penso nessa pessoa pegando X Isaacs Newtons e colocando sobre uma balança de farmácia. É tosco, eu sei, mas é no que penso.

2 comentários:

  1. Falando sério, eu adoro Física, acho super interessante. Quem é que nunca se perguntou o porque da Terra ser redonda e girar e nós ainda continuarmos sempre na mesma posição? Digo: em pé.
    É super interessante. Eu, pelo menos, como sou curiosa demais às vezes, me prendo facílimo em um raciocínio físico.


    Adorei seu blog, de verdade.
    Ainda mais por você ser super inteligente, e é bacana você compartilhar informações com a gente (seguidores, que ainda muitos virão!).
    Como sempre digo: inteligente é aquele que consegue passar para os outros tudo o que sabe.
    É isso que eu muito admiro nos professores. A arte de poder ensinar, explicar, passar conhecimento.

    Um grande beijo.
    Sempre que puder passarei por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Ehsuiaheuiashiehai
    Adorei o teu blog... mas senti um certo preconceito com a parte da Física!! Heuiasheuia
    Poderia fazer umas considerações, mas não quero puxar pro meu lado.
    No mais é só. Continue assim. Escreva mais no blog porque eu quero acompanhar. E estude Física! Um dia ela pode ser de grande ajuda! ehasuiheaui
    abraços

    Sérgio Henrique

    ResponderExcluir